domingo, 8 de novembro de 2015

Motivação para o Aprendizado


Motivação:

 

É o impulso que leva a ação.



Envolve aspectos emocionais, biológicos e sociais fazendo com que a pessoa aja para atingir seus objetivos.
 
A tarefa de Motivar:
 
A cada dia os educadores são pressionados a motivarem seus alunos para que obtenham  resultados satisfatórios como o "esperado".
 
Ao  falar em pressão, entende-se que não está ocorrendo a motivação por parte dos professores. Entende-se, também, que se espera um bom resultado e não o objetivo a ser atingido.
 
 
Todos opinam sobre Educação, escrevem artigos, criam teses, teorias... mas quem o faz já não está  em sala de aula há muito tempo, se é que já atuou como educador e aquele que está inserido no contexto atual não é ouvido e sequer é levado a sério, "afinal não são os especialistas no tema"...
 
Aprendizado, Educação, exige o comprometimento de ambos: professor/aluno.
Se o professor não está motivado dificilmente motivará seu aluno. Por sua vez, se o aluno não tiver motivação para o aprendizado, este não ocorrerá... (Aprendizado é o que resulta de tudo o que foi visto e apreendido e pode ser aplicado satisfatoriamente quando for necessário).
 
Para haver motivação o aluno tem que estar com autoestima elevada, com saúde e com condições sociais e econômicas que facilitem o processo ensino aprendizado e isso nem sempre ocorre, pois um aluno desnutrido, fragilizado psicologicamente, sem uma família que o incentive dificilmente terá  motivação para o estudo e isso  independe do professor. Mas o sistema exige do professor a eficiência nesse processo, que em outras palavras é o "resultado", a aprovação do estudante nem sempre importando o aprendizado.
 
Falam que é preciso motivar, mas não dizem como fazer isso com estudantes totalmente desmotivados que só ocupam fisicamente  o espaço de sala de aula. Isso leva educadores também a desmotivação (além de baixos salários, trabalhando em várias escolas, muitos alunos por turma).
 
Não basta usar as novas tecnologias como recursos em aula pensando que isso assegurará a motivação e o aprendizado, não basta usar atividades lúdicas, não basta repassar informação... nada disso resultará em aprendizado se não houver predisposição para isto, entenda-se Motivação.
 
E como Motivar?
 
Fazer aulas mais dinâmicas, que propiciem diferentes tipos de aprendizado; propiciar a interação dos alunos, socializando-os; usar recursos variados, saindo da rotina; aproximar as aulas dos interesses do aluno, conquistando-os para o aprendizado...Levar o aluno a acreditar em si e estabelecer objetivos.
 
Fonte das imagens: Web