sábado, 29 de dezembro de 2012

Meditação

 
Meditar é acalmar a mente. E o melhor a se fazer é ficar quieto com o corpo em uma postura confortável ( geralmente sentado em forma de lótus, mas pode ser sentado numa cadeira, deitado, em pé ou no movimento que está sendo executado pelo praticante...).
Buscando um melhor direcionamento dos pensamentos, os adeptos da meditação podem focar em uma oração, na respiração, em um mantra, em um movimento ou em uma contemplação.
Há vários tipos de meditação, cada uma segue uma linha focando aspectos diferentes das outras, mas com os mesmos objetivos: a busca da Divindade Interior. Cabe ao praticante optar pela que se adapte melhor a suas necessidades.
A prática da meditação exige paciência que com a regularidade fará as ondas cerebrais e mentais se acalmarem.
 
 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Natal

Natal... para os cristãos é o momento de lembrar o nascimento  de Jesus e de seus ensinamentos de Paz, Amor Incondicional, Compaixão a toda forma de vida...

Que nesse Natal possamos elevar nosso pensamento à Sagrada Família, em particular a Jesus, e agradeçamos seu legado à humanidade. Criemos  oportunidade de mostrar que seguimos seus ensinamentos, pois que para isso Ele encarnou entre nós.
Feliz Natal!

sábado, 24 de novembro de 2012

Espiritualidade

 
Penso ...
 
Me emocionou  uma frase dita por uma pessoa de blog amigo: "Que Deus te ilumine!"...
Nem sempre as pessoas manifestam com sinceridade seus sentimentos por medo de exposição. Esse fato me levou a refletir sobre a espiritualidade em nossas vidas...
Uma pessoa espiritualizada não precisa ter uma religião, mas a crença num Criador que resultará no que chama-se Fé. Se crermos que tudo no universo está dentro dos desígnios Divinos não há porque nos desesperarmos ao encontrar obstáculos em nosso caminhar...
Olho ao meu redor e vejo a perfeição em tudo e em todos, cada um tem e vivencia o que é preciso para seu crescimento espiritual... Não é fácil aceitar isso, pois é mais cômodo pensarmos que somos vítimas... Mas olhando para outro lado veremos que podemos vencer, que somos fortes...
Ao focarmos no negativo das coisas deixamos de viver uma vida plena...
Observando pessoas simples, que vivem afastadas das grandes cidades, com poucos recursos e facilidades, percebe-se como elas são sempre alegres e felizes... Aprenderam a aceitar... e, simplesmente, vivem.
A luta é contínua para quem está a caminho de maior espiritualização...
A oração e a meditação ajudam nesse processo de busca do Divino em nós.
 
Olhe a foto abaixo... Como não crer em Deus?
 
foto estrelas - nasa - g1.globo.com
 
 


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Proteção aos Animais

Avicultura...
Em gaiolas
Já pensaram a respeito?
Eu confesso que senti vergonha de ver que nossa sociedade aprova as condições nas quais isso se dá.
As aves são confinadas em estruturas imensas, mas que não permitem aos animais (devido ao grande número) sequer espaço para se exercitarem. Desenvolvem-se nesses criadouros sem verem a luz do sol ou da lua, pois são mantidos com iluminação artificial para que se alimentem mais, acelerando o seu processo de crescimento.
Há os criadouros tipo americano, em gaiolas, não muito aceito por pessoas "politicamente corretas" como se a outra forma, usada em grande escala no Brasil, fosse melhor. Os animais continuam confinados e quando, em poucos dias, atingem o peso e tamanho ideal, são "acondicionados" em engradados que são empilhados e conduzidos até os frigoríficos.
 
Não sou radical quanto a alimentação a base de carnes, mas   devemos despertar nossa consciência  e aos poucos  ir abandonando esse hábito alimentar que não se justifica mais nos dias atuais, tamanha a variedade de alimentos oferecidos. Até lá, se não pudermos evitar, por que não ingerir carnes procedentes de animais criados soltos permitindo um pouco de dignidade a eles ?
foto espirito de escritora
Que criança gostaria de ver um belo pintinho passar por esse meio de produção que não permite que o animal caminhe e reforce seus músculos?
 
Que adulto não se emocionou com o sofrimento da personagem principal do filme infantil "A Fuga das Galinhas"?
 
Cada um  vive de acordo com sua cultura, hábitos e consciência. Não serei eu a dizer o que devem fazer, apenas proponho uma reflexão a respeito do tema.
 
 



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Professores

O Professor é um mediador que impulsiona o aluno a descobertas de seu próprio saber. A concepção errônea de que o professor é um transmissor de conhecimento, já não é mais concebível. Assim, também, é importante lembrar o fato de que Informação nem sempre gera Conhecimento.
Ensinar implica num Processo que desencadeia a Aprendizagem e para tal é preciso o envolvimento das partes.
 
 
A Educação ocorre também fora do ambiente escolar, cabendo essa tarefa principalmente aos pais. Então, Ela é  ratificada no dia a dia em sociedade.
O Professor não está sendo valorizado e isso é reflexo da atual sociedade que busca mais o Ter em detrimento do Ser que  resulta na ausência do Querer nos jovens ...
O Fracasso Escolar não é causado só pela má gestão, pela falta de política educacional séria, pela formação incipiente dos professores, pela evasão escolar e por mil e outros problemas ... o fracasso escolar é o resultado  da soma desses fracassos que compõem nossa sociedade.
É possível reverter esse quadro quando todos pleitearem seus Direitos, mas cumprirem com seus Deveres.
 
Sugestões de filmes sobre o tema:
 
Conrak
Ao Mestre com Carinho
O Sorriso de Monalisa
O Preço do Desafio

Homenagem aos Professores (clicar no link):
 

sábado, 29 de setembro de 2012

Veneza

 

Veneza, cidade do nordeste italiano, na  região de Vêneto, construída sobre as águas de uma lagoa a beira do Mar Adriático, é conhecida por seus inúmeros canais pelos quais circulam as românticas gôndolas que fazem a alegria dos turistas.
 


 
 
É uma cidade linda que propicia um encantamento... ótima para os enamorados.
 
O deslocamento, através dos grandes canais, pode ser feito por lancha (espécie de táxi) e vaporetto (transporte público). Nos pequenos canais, utilizam-se as gôndolas. Já o cidadão local usa barcos a remos.


Além dos passeios tradicionais a pé como ir a praça São Marcos, há ilhas a serem visitadas como Murano, a mais famosa por seus cristais e Burano, com suas casa coloridas.


Aqueles que ainda não conhecem Veneza, aconselho a viagem, vale a pena!
Para quem não quer gastar muito, sugiro que  chegue de trem  que o deixará próximo ao centro e se hospede em Albergues da Juventude (Hostel) que só exige idade mínima.

Mapa de Veneza(ilha), via férrea e canais


sábado, 22 de setembro de 2012

Primavera


A Primavera é a estação que desperta o instinto
de preservação das espécies...
e ela chega escandalosa,
sedutora,
perfumada,
linda na exuberância de cores,
atiçando-nos a participar dessa celebração...
de renovação.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amazônia: Meninas Escalpeladas

A amazônia brasileira é linda em sua grandiosidade natural: com seus rios caudalosos, com sua exuberante vegetação, com sua fauna variada, com tribos ainda desconhecidas...
 
 
Mas tem um lado que não é tão divulgado e que chega  a nos entristecer. É o fato de meninas sofrerem escalpos devido aos únicos  meios de transportes, hidroviários,  que tem acesso o povo ribeirinho.


As embarcações muito simples e desprovidas de qualquer tipo de segurança acabam por mutilar as meninas que, com cabelos longos, se distraem e os prendem no motor.
Esses  acidentes são recorrentes e é por isso que existem pessoas que se dedicam a conscientizar a população.  Pedem ajuda psicológica às meninas e perucas para que elas voltem a ter autoestima.

Galo-da-serra - Tela de Edilson Pereira
Continuemos a amar nossa Floresta, mas não esqueçamos de dar valor a vida humana que dela depende e que não tem a atenção devida dos governantes.
 



sábado, 15 de setembro de 2012

Crianças na Cozinha



As crianças gostam de observar quem está preparando os alimentos. Elas são curiosas por natureza. É uma boa oportunidade para instruí-las quanto aos cuidados que devem ter na cozinha para evitar acidentes com o fogo,  facas e com aparelhos elétricos.
 

Crianças CozinheirasHá algumas receitas fáceis de doces e salgados que agradam a criançada e nem precisam ir ao fogo. Outras, com a ajuda do adulto, podem ir ao forno.
 
Aqui, serão postadas duas receitas: uma de doce e outra de salgado.
 
 
Bolinhas de Chocolate
Ingredientes:
 
1/2 lata de leite condensado
150 g de farinha láctea
100 g de chocolate em pó
Coco para passar nas bolinhas
 
Preparo:
 
Misturar o chocolate, o leite condensado e a farinha láctea.
Amassar com as mãos.
Deixar descançar um pouco para a massa endurecer.
Faça as bolinhas passando no coco.
Estão prontas!



Olhos de Perdiz
Ingredientes:
 
6 Colheres de sopa de queijo ralado
6 Colheres de sopa de manteiga (aconselho sem sal, pois o queijo e a azeitona já possuem)
6 Colheres de sopa de leite
Farinha de trigo até que não grude mais nas mãos.
Azeitonas o quanto baste.
 
Preparo:
 
Misturar todos os ingredientes (menos as azeitonas).
Fazer bolinhas.
Achatar as bolinhas e colocar em cima uma metade de azeitona.
Pedir a um adulto para levar ao forno pré-aquecido (180°C) até dourar. Leva uns 15 a 25 minutos. 

 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Frutas Típicas do Brasil

Marolo

O Brasil possui exuberância na diversidade de frutos, mas poucas espécies nativas são exploradas comercialmente em todo o país, são mais ofertadas nas regiões de origem.
Cupuaçu, Bacuri ,Açaí

Das 20  frutas mais consumidas no Brasil, apenas 3 são originárias do país: o abacaxi, o maracujá e a goiaba.
Abacaxi
 
Maracujá
Goiaba Vermelha
 
Já foram catalogados mais de 300 tipos de frutas genuinamente brasileiras, mas acredita-se que esse número seja bem maior, pois existem muitas frutas silvestres ainda desconhecidas.

Guaraná
 

Caju


Há uma fruta, pequi, do Cerrado, muito apreciada em pratos salgados típicos dessa região e também em doces. Não é recomendada  a turistas ou pessoas inexperientes na manipulação da mesma, pois possui espinhos internos que podem ferir a boca e a língua de pessoas inadvertidas. Quem for degustá-la deve apenas raspar os dentes na sua polpa. É uma boa dica para quem deseja ousar  e ter uma  gastronomia "radical".
Pequi
Frutas, além de serem excelentes para a saúde, são deliciosas e podem ser usadas em sucos, geleias, sorvetes, saladas ... só depende do gosto e apetite do consumidor. As amêndoas de muitas espécies são, também, empregadas em cremes, sabonetes e xampus.
Blog de casa-de-tutoriais : Casa de Tutoriais ∞, - Barrinhas e Divisórias. 05
Outras frutas:
Guabiroba
Cambuci
Cagaita
Uvaia
Jerivá
Sete-Capotes
Perinha -do- cerrado
Tarumã-do- cerrado
Ingá
Jatobá
Guavira
Mangaba
Macaúba
Araçá
e muitas outras como a Pitanga ...
Pitanga
A Pitanga é uma pequena fruta, mas com sabor forte, marcante, exótico... seu paladar lembra o cheiro de terra molhada. Quem a experimentar nunca mais a esquecerá.
 


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Camélias

Camélia... muito mais que uma flor...
Camellia japônica, confundida muitas vezes com a rosa, é igualmente bela. Possui mais de 80 variedades podendo, a planta, ter flores simples, com cinco pétalas, duplas e semi-duplas, com mais pétalas.
São arbustos ou árvores de porte médio, com folhagens brilhantes, resistentes que se adaptam bem a qualquer clima. Espécies nativas das florestas da Índia, Sudeste Asiático, China e Japão... Apresentam flores vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas. Algumas são grandes e outras muito pequenas.Certas espécies exalam suave perfume. Foram trazidas ao ocidente pelos jesuítas.

A camélia é uma flor emblemática e de forte significado. Ela foi usada por personalidades denotando sempre força, firmeza de ideais e liberdade. No Brasil, a flor se tornou o símbolo da luta contra a escravidão.
Em 13 de maio de 1888, ao assinar a Lei Áurea, a Princesa Isabel ganhou camélias. Liberal e ousada, contra elites e grupos influentes, Isabel apoiou jovens políticos e artistas. Financiava a alforria de ex-escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do Quilombo do Leblon, no Rio de Janeiro, que cultivava camélias brancas, símbolo do abolicionismo. A Princesa aparecia em público com uma dessas flores a adornar-lhe a roupa. A flor servia como um código de identificação entre os abolicionistas, principalmente se usada no lado do coração. (Segundo o livro As camélias do Leblon e a abolição da escravatura — Uma investigação de história cultural).

Há ainda o uso das camélias pela estilista Coco Chanel e, bem anteriormente, por Alexandre Dumas Filho em seu romance A Dama das Camélias.



Como podemos observar a Camélia, um pouco esquecida, é muito mais que uma linda flor, é parte de nossa história.