quarta-feira, 30 de maio de 2012

Educação - Integração: Currículo/Tecnologia

Currículo é a base pedagógica que, através de objetivos claros, sistematiza o proceder didático visando o processo de aprendizado.
O avanço das tecnologias faz com que a escola tenha que criar uma forma de inserí-las nas práticas pedagógicas.
É preciso desenvolver um currículo que se integre ao tecnológico para empregar todos os recursos disponíveis, a fim de favorecer o ensino-aprendizagem.
Não basta, apenas, disponibilizar os recursos tecnológicos, é fundamental ao agente de educação ter claro que, além de sua própria formação, é necessário desenvolver projetos que deem suporte ao ensino pretendido, pois “o saber dizer não garante o saber fazer...”
A linearidade do pensamento é rompida com o uso das tecnologias digitais e leva o aluno a ser agente colaborativo de conhecimento que é ampliado com grande velocidade: “o aluno produz e aprende, não é o professor que transmite a informação...”. Isso leva, quase por consequência, ao trabalho integrado entre várias áreas do conhecimento.
Assim é que surge a pedagogia de projetos que pretende, numa visão estendida, unir currículo e tecnologia objetivando o aprendizado.

 
 

Nenhum comentário: