quarta-feira, 30 de maio de 2012

Quem sou como professor e aprendiz?



O verdadeiro aprendizado acontece a partir do estranhamento do outro. Sou uma eterna professora-aprendiz, pois fica implícito que a atividade de educadora possibilita um aprendizado mútuo. Mas, ainda que possua essa verdade e convicção, tenho dificuldades na prática pedagógica e questiono-me:
 
- Como “desenvolver” os “conteúdos” de forma prazerosa com o envolvimento dos aprendizes?
 
- Sabendo que informação não implica em conhecimento, como sair do círculo vicioso imposto pelos órgãos oficiais de ensino e pela própria sociedade?
 
- Avalia-se com “liberdade” o “desempenho” do aluno, mas e a “competência”?
 
- Como fazer quando o educando “exige” que seja dada “aula”, pois para alguns aula é a mera transmissão de conteúdos?
 
- Exigem do professor mudanças de atitudes pedagógicas, mas como estão se graduando os novos profissionais da área educacional?
 
São questionamentos que permeiam a vida de educadores conscientes e responsáveis pela função que ocupam na sociedade.

Educação - Integração: Currículo/Tecnologia

Currículo é a base pedagógica que, através de objetivos claros, sistematiza o proceder didático visando o processo de aprendizado.
O avanço das tecnologias faz com que a escola tenha que criar uma forma de inserí-las nas práticas pedagógicas.
É preciso desenvolver um currículo que se integre ao tecnológico para empregar todos os recursos disponíveis, a fim de favorecer o ensino-aprendizagem.
Não basta, apenas, disponibilizar os recursos tecnológicos, é fundamental ao agente de educação ter claro que, além de sua própria formação, é necessário desenvolver projetos que deem suporte ao ensino pretendido, pois “o saber dizer não garante o saber fazer...”
A linearidade do pensamento é rompida com o uso das tecnologias digitais e leva o aluno a ser agente colaborativo de conhecimento que é ampliado com grande velocidade: “o aluno produz e aprende, não é o professor que transmite a informação...”. Isso leva, quase por consequência, ao trabalho integrado entre várias áreas do conhecimento.
Assim é que surge a pedagogia de projetos que pretende, numa visão estendida, unir currículo e tecnologia objetivando o aprendizado.

 
 

sábado, 26 de maio de 2012

Mudando o foco - Reflexões

 

A humanidade teve grandes avanços tecnológicos, mas também sociais.
 
Os meios de comunicação, por motivos óbvios, fixam-se nos aspectos negativos dos feitos e se não formos pessoas analíticas e críticas acabamos nos deixando influenciar por essa sensação de que o mundo está pior do que em outros tempos.
 
Precisamos analisar a época e seu contexto (físico, político, cultural, histórico, econômico ...) e lembrarmos que o mundo, agora, passou a ser globalizado, o que há poucos anos não era possível.
 
Temos mais acesso ao que se passa no mundo, absorvemos mais rapidamente as novidades, nos tornamos pessoas do mundo sem sair do lugar ...
 
Vemos aparvalhados crianças, ainda, morrendo de fome; trabalho escravo; cidades e países sem saneamento básico; governantes ditadores; distorções de valores; desequilíbrio social; e por aí vai ...
 
Mas, felizmente, por outro lado vemos o empenho de pessoas em fazer o bem, se dedicando ao próximo sem esperar nada receber apenas tendo suas consciências apaziguadas. Pessoas que fazem a diferença, às vezes sem recursos, mas com pequenos gestos transformam vidas e comunidades.
 
Precisamos mudar a nossa visão sobre as coisas, focar no positivo delas, verificaremos, então, que houve melhoras do ser humano, que até consegue enxergar humanidade nos outros reinos, coisa que em outros tempos era considerado loucura ou heresias...
 
Reparemos em quanta beleza há ao nosso redor, na perfeição do universo, no olhar de amor de uma mãe ao seu filho, no embevecimento dos enamorados, no cheiro celestial do orvalho sobre a grama ao amanhecer, no bem-estar causado ao nos banharmos em águas límpidas, em podermos ter um lugar para nosso repouso...
 
E, busquemos o belo no outro, assim o "nosso mundo" será bem melhor! Busquemos fazer tudo com ética e estaremos dando ao mundo nossa contribuição.