domingo, 13 de abril de 2014

Brasil com S - Território Brasileiro

Brasil, meu país!
 
Amo meu país.
Amo meu país com suas pobrezas,
suas mazelas,
suas riquezas...
Esse é meu país.
 
Amo meu Brasil sem Z...
que com zoom causa
estranhezas
por tantas belezas ...
 
Cujo povo reluz com sua luz,
vindo eternizar
e caracterizar
com alegria, 
a alma brasileira.
 
Este é o meu país!
Brasil.

Território Brasileiro

 
O Brasil possui um grande território e costa litorânea, além de matas extensas, como Atlântica e Amazônica. Tem clima variável dependendo da região, podendo ter as quatro estações  bem definidas. Apresenta biomas bem caracterizados ...
 
Bioma Pampa - região Sul


Mata Atlântica - Araucárias - região Sul


Bioma Caatinga - região Nordeste

 
Mata Atlântica Interna

O Brasil possui praias com os mais diversos aspectos: águas mais quentes, mais claras, mais ondas, menos ondas, piscinas naturais em recifes; areias  mais finas, mais  grossas, mais claras, mais escuras; contornos com rochas, com grama e árvores, com falésias, com cômoros de areia...
 
Lençóis Maranhenses - MA

Pontal do Peba

Bombinhas - SC


 O mapa do Brasil com suas regiões e capitais:
 
Algumas cidades além das mais conhecidas:
 
Pela ordem temos Recife, Florianópolis, Blumenau, Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo, Joinvile. Cada uma com seus encantos e regionalidades...
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Conto Sufi - Sons Inaudíveis

Sons Inaudíveis

Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande Mestre, com o objetivo de prepará-lo para ser uma grande pessoa. 
 
Quando o príncipe chegou ao templo, o Mestre o mandou sozinho para uma floresta. Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons da floresta.

O príncipe retornou ao templo, após um ano, o Mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir. Então disse o príncipe:
- Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus…
 
E ao terminar o seu relato, o Mestre pediu que o príncipe retornasse à floresta, para ouvir tudo o mais que fosse possível. Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu à ordem do Mestre, pensando:
- Não entendo, eu já distingui todos os sons da floresta…

 
Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo… Mas não conseguiu distinguir nada de novo além daquilo que havia dito ao Mestre. Porém, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes.
 
E quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. Pensou:
- Esses devem ser os sons que o Mestre queria que eu ouvisse…

 
E sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente. Queria Ter certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o Mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir.
Paciente e respeitosamente, o príncipe disse:
- Mestre, quando prestei atenção, pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da noite…

 
O Mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovação, e disse:
- Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa.
 
"Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas, uma pessoa pode inspirar confiança ao seu redor, entender o que está errado e atender às reais necessidades de cada um.”

                                                                                                  (Fonte e autoria desconhecida )